domingo, novembro 06, 2011

O MOMENTO E A FOTO DE AMOR E ARTE

            (foto e comentário de Rev. Allen Porto)

Como um pai educa um filho?
O Rev. Tarcizio F. Carvalho faz isso trilhando caminhos com a pequena Joana. Às vezes pisando na água e em territórios inexplorados, às vezes supreendendo-se com a criança em face de novas cores, árvores, ou pássaros. Ele está ao lado na caminhada, de uma forma dizendo: "descubra! vá além!"; e de outra demonstrando: "estou aqui, logo ao seu lado".
Esta imagem me faz pensar sobre uma série de elementos da paternidade, não apenas do estrito ponto de vista familiar, mas ampliando para a família da fé, e me lembra ainda mais sobre como Deus nos acompanha em toda a vida. — with Tarcizio F. Carvalho at Praça Gonçalves Dias, São Luís, Maranhão.


Fiquei extremamente tocado ao ver a foto. Por duas razões: uma, repetindo meu filho, Davi Charles Gomes, “é a melhor foto que vi este ano”; outra é que os reflexos da beleza do amor no momento do encontro do pai e da filha com o artista proclamam a glória de Deus. Daí, quis “poemar” em forma de louvor:

O momento e a foto de amor e arte

A filha olha os reflexos surpresos
e o pai olha surpreso seus reflexos
de vida e de afetos, ambos presos
de círculos, de imagens e de nexos.
A filha reflete sobre luz e cores
que aos pés agita e que recria a vida;
cuidoso, o pai reflete sobre amores
agitados na alma refletida.
Os céus, as árvores e as pedras alvas,
calam palavras que o coração
ouve e reflete altas como salvas.
Paz de pós chuva que a vista coça
como um tremer de ninho e de oração
– de pai e filha chapinhando a poça.

Wadislau Martins Gomes

Nenhum comentário: