sexta-feira, setembro 02, 2016

DISCERNIMENTO, ENTENDIMENTO, CONHECIMENTO


Estava conversando com uma amiga sobre as diversas crises de fé que temos e que observamos na vida de nossos irmãos. São dificuldades na política atual, na ética que nos força e de cujos baixos não conseguimos escapar, da vida que nos cerca e que nós mesmos experimentamos, coisas que nos sacodem e, às vezes, nos devoram. “Quantos que corriam bem de ti longe agora estão, outros seguem, mas também sem fervor vivendo estão...“ (Hino Vivifica, 132 HNC). Muitas igrejas (e os indivíduos que as compõem) optam pelo que é conveniente, moderno, duvidoso, porque estão focados mais no pensamento do mundo do que no de Jesus Cristo, de quem tomamos o nome. Ao agirmos sem ortopraxia, anulamos qualquer ortodoxia que proclamamos. Alguns nem querem mais ser ortodoxos. Preferem ser atuais, e sua contextualização anula os textos firmes da Palavra da Verdade. Vemos a cada dia mais as características dos últimos dias, em que virão tempos difíceis. Como dizia um tio amado, mas enganado: Todos nós queremos um pouco de heresia. A advertência descritiva de Paulo ao filho na fé, Timóteo, está mais real que nunca:

Os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder (2Tm 3.1-5).

Pensando na mudança de paradigmas para algo mais bíblico, abri num trecho que eu tomara como temático para mim, sem prestar atenção ao contexto de Oséias. É o da conversão insincera de seu povo (“o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa”- Os 6.4). Se estas palavras que eu desejava, viessem de coração verdadeiramente arrependido, teriam sido muito mais cedo atendidas pelo Deus de misericórdia:

Vinde, tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará... Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva; como a chuva serôdia que rega a terra (Os 6.1-3).

Deus quer de seu povo um coração contrito: “Misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Os 6.6). Deus disse:

Semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós. Arastes a malícia, colhestes a perversidade, comestes o fruto da mentira, porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes... Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença... Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os em meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de Amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei par dar-lhes de comer... (Os 10.12-14; 11.1-4).

O convite insistente vem cheio do amor e da belíssima misericórdia de Deus, que nutre e que cura, que floresce e firma:

 Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios... tu és nosso Deus; por ti o órfão alcançará misericórdia. Curarei a sua enfermidade, eu de mim mesmo os amarei porque a minha ira se apartou deles. Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Estender-se-ão os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância, como a do Líbano. Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal, e florescerão como a vide... (Os 14.4-7).

Quando meu neto, Matthew, era pequeno, diferente dos outros que gostavam de arroz com caldo de feijão, e tudo mais, bem misturadinho no prato cheio, ele gostava de separar cada tipo de alimento, não permitindo que se misturassem carne, carboidratos e legumes verdes. Para ele, era questão de discernir cada comida e degustá-la separadamente. Se tivesse no prato arroz com feijão, era capaz de cuidadosamente tirar cada grão de feijão encontrado e colocá-lo num quadrante do prato diferente do de arroz. Depois, comia o arroz, comia o feijão, comia a carne e as verduras e legumes, cada coisa até terminar. Gosto de pensar nisso como a capacidade, desde cedo, de discernir entre um grão e outro, uma verdura e outra. Hoje, que é adulto, ele tem levado essa característica de discernimento aos outros aspectos da vida. Ah! Se entendêssemos que a palavra viva e eficaz de Deus penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, apta para discernir os pensamentos e do coração (Hb 4.12).

Uma das sequelas de um AVC sofrido em 2007 foi que perdi a cristalinidade da voz com que cantava sempre. Mas tenho me descoberto salmista de coração, mesmo com voz de taquara rachada, porque meu louvor não é fruto de voz e respiração treinadas. O meu louvor, como disse o autor de Hebreus, é fruto de lábios que confessam o teu nome (Hb 13.15). Para isso, tive de experimentar primeiramente a disciplina do Senhor, “para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”, que produz fruto pacífico aos que por ela tem sido exercitado, fruto de justiça (Hb 12.11). Seja esta a oração de cada salmista de coração!

O brilhante Charles Wesley escreveu um hino dizendo “Mil línguas eu quisera ter para entoar louvor” (SH 211), e eu tinha o mesmo sentimento: queria saber expressar o louvor de inúmeros modos e acabo não conseguindo comunicar sequer em meu próprio idioma as profundezas e a amplidão do amor de Deus. “Faz-me conhecer os teus caminhos; ensina-me as tuas veredas; guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação,” diz o salmista (Sl 25.4,5). Quero, por esta razão, ter o discernimento, o entendimento e o conhecimento do Senhor conforme disse Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te vêem” (Jó 42.5).

Elizabeth Gomes

Um comentário:

Cynthia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.